sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Parábola do Semeador




" Naquele mesmo dia, saindo Jesus de casa, assentou-se à beira mar; e grande multidões se reuniram perto dele, de modo que entrou num barco e se assentou; e toda multidão estava em pé na praia. E de muitas coisas lhes  falou por parábolas e dizia : Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e , vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém , o sol, a queimou; e , porque não tinha raíz, secou-se . Outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram  e a sufocaram . Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um . Quem tem ouvidos ( para ouvir ) , ouça . " 
Mateus 13: 1 a 9 

As parábolas ( comparações ) foram muito usadas por Jesus, com a intenção de desvendar verdades espirituais, aos seus discípulos. Jesus contava muitas histórias, ilustrações, fazia comparações, com o objetivo de atingir os simples, fixando em suas mentes as profundas verdades espirituais. Jesus, quer que seus seguidores entendam suas verdades, por isto, quando for ler a Bíblia, ore, pedindo a Deus sabedoria e entendimento espiritual para compreendê-la, porque ela é a revelação de Deus para nós. Jesus gostava de contar parábolas. Elas eram uma comparação, usando uma coisa conhecida para ensinar uma desconhecida. No término da parábola, os discípulos queriam entender, e pedem explicação. Qual é a explicação da parábola ? 

    "Beira do caminho "? "Solo rochoso" ? "Semeado entre espinhos" ? "Boa terra" ?
Sabemos  que cada pessoa recebe a palavra de maneira diferente e devemos falar dela  para todos!  - Certo homem, semeador saiu para semear. Quando espalhava as sementes, algumas caíram na beira do caminho e as aves  comeram tudo.  Aqueles que ouvem a mensagem do Reino de Deus  e não a entendem são como a semente que caiu na beira do caminho. Satanás vem e tira o que foi semeado neles.
-  Outra parte das sementes caiu num lugar de muita pedra e pouca terra.   A semente que cai no meio de muitas pedras são os que ouvem a mensagem e aceitam logo com alegria, porém duram pouco porque não têm raiz.  Quando, por causa da mensagem de Deus, chegam os sofrimentos e as perseguições, logo desistem.
Outra sementes caíram no meio dos espinhos, que cresceram e abafaram as plantas.  Outros se parecem com a semente que cai entre espinhos.  Eles ouvem a mensagem, mas quando aparecem as preocupações deste mundo e a ilusão das riquezas , prazeres  , elas sufocam a mensagem, e eles não produzem fruto. 
- As sementes que caíram em boa terra produziram frutos na base de cem, sessenta e de trinta grãos por um.  As sementes lançadas em boa terra são aquelas que ouvem e entendem a mensagem e produzem frutos: uns cem, outros sessenta e ainda outros trinta vezes mais."   

  Jesus disse ainda:  - "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." 
Os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram: Por que é que o Senhor usa de comparações para falar com eles ?  Jesus respondeu:
- Deus mostra para vocês os segredos do reino dos céus, mas a eles, não.  Por isso que eu uso comparações para falar.  Porque eles olham, mas não enxergam escultam, mas não ouvem e nem entendem.    
O profeta Isaías, no passado, já havia dito que a mente do povo está fechada, e que iriam estar com os olhos e ouvidos tampados, não entendendo nada. Mas vocês são felizes porque seus olhos vêem e seus ouvidos ouvem. 
Muitas pessoas do povo de Deus gostariam de ver o que vocês estão vendo e gostariam de ouvir o que vocês estão ouvindo. Escutem com atenção o que a comparação do semeador quer dizer. O que são as aves  de hoje que roubam o que você ouviu e aprendeu em casa e na igreja ?  Quais são os espinhos que tem te sufocado?  Será que suas sementes estão sendo plantadas em pouca terra ou em terra boa ?  O mais importante nessa vida é pregar o Evangelho, falar de Jesus, viver a fé, sabendo que vamos encontrar todo tipo de solos que são os corações das pessoas.  Por isso fale de Jesus !  Quando você ouviu sobre Jesus pela 1ª vez, como estava seu solo ( Coração ) ?
A comunhão com Deus, com outras pessoas, meditar na sua palavra (  a Bíblia )  são as raízes que fazem com que possamos dar frutos. 
Compartilhe esta postagen.
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários:

Postar um comentário